Innovare anuncia vencedores de sua 10a. edição nesta quinta-feira, 28/11

Publicado em 25 de Novembro de 2013 às 19:02hs

Com mais de 460 práticas e monografias inscritas em seis categorias, o Prêmio Innovare(www.premioinnovare.com.br) – uma das premiações mais respeitadas da justiça brasileira – chega a sua décima edição e apresenta, no dia 28 de novembro (quinta-feira), às 11h, no Supremo Tribunal Federal (STF), as seis iniciativas vencedoras e as menções honrosas de 2013. Este ano, haverá ainda a premiação especial e menção honrosa para as monografias inscritas sob o tema “A Justiça do Século XXI”. O número total de trabalhos (463) superou em mais de 12% o do ano passado, mesmo sem a premiação em dinheiro, adotada para cumprir a resolução do CNJ.

Todas as regiões do Brasil participaram com iniciativas que têm o objetivo de aprimorar a qualidade e modernizar a Justiça. As categorias mais disputadas são Advocacia, com 104 inscritos, e Juiz, com 98. Ao longo do ano, as práticas inscritas foram visitadas por mais de 40 consultores do Instituto Innovare, que avaliaram pessoalmente se todas as iniciativas já estavam sendo aplicadas e o seu poder de replicabilidade para outras regiões. Foram mais de cinco meses de análise formal das práticas e o relatório gerado pelas visitas foi entregue à Comissão Julgadora (formada por 30 personalidades do ramo jurídico, como ministros, desembargadores e juízes brasileiros) no início de outubro para avaliação final, a ser divulgada na cerimônia de premiação, em Brasília.

Seminário sobre os dez anos das reformas e inovação do Judiciário contará com a participação dos professores Eduardo Giannetti, Marcos Lisboa e dos ministros Gilmar Mendes e Ayres Britto

Comemorando a décima edição da premiação mais respeitada da Justiça brasileira, o Instituto Innovare promove, no próximo dia 27 de novembro, o seminário “Judiciário – 10 anos de Reformas e Inovação – Avanços e Perspectivas”. O encontro contará com palestras dos ministros Gilmar Mendes e Ayres Britto e dos professores Eduardo Giannetti e Marcos Lisboa no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

Para o presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, o seminário é uma oportunidade para discutir todos os avanços já conquistados e o que ainda há para modernizar. “Temos frequentemente esta preocupação de estimular o novo e tornar antigos métodos mais ágeis, modernos, ou mesmo inová-los por completo. O objetivo é tornar a Justiça cada vez mais democrática, mais ampla em sua abrangência e mais célere, sem perder o foco nas decisões. A participação dos ministros, dos professores e da sociedade em geral em seminários como este certamente só tem a colaborar com todo o processo”, afirma.

Sobre o Prêmio Innovare

 

Criado em 2004, o Innovare é uma das premiações mais respeitadas da justiça brasileira. O objetivo principal é identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. Em 2013, o Innovare criou um prêmio especial, coordenado pela pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek, também para profissionais e graduados de outras áreas, que não apenas do Direito.

Com apoio das principais associações da justiça e com patrocínio das Organizações Globo, o prêmio já recebeu inscrições de todas as regiões do país, contou com uma edição internacional (2010) e premiou mais de 60 práticas inovadoras. Destas, mais de 90% ainda estão sendo mantidas por seus autores e até mesmo replicadas para outros territórios, segundo a pesquisa realizada por Maria Tereza Sadek. Ao todo, mais de 3 mil práticas já foram inscritas no Prêmio e estão disponíveis para pesquisa gratuita no site da instituição (www.premioinnovare.com.br). Outra fonte para pesquisa é a fanpage no Facebook (www.facebook.com/institutoinnovare).

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo.

Diretoria do Prêmio: Sérgio Renault, Pedro Freitas, Antonio Claudio Ferreira Netto e Carlos Araujo

Coordenação do Prêmio Innovare: Raquel Khichfy

Seminário “Judiciário – 10 anos de Reformas e Inovação – Avanços e Perspectivas”

Data: quarta-feira, dia 27 de novembro

Horário: 10h

Local: Centro de Convenções Brasil 21

 

X Edição do Prêmio Innovare

Data: quinta-feira, dia 28 de novembro

Horário: 11h

Local: Supremo Tribunal Federal

Fonte:http://www.premioinnovare.com.br/ultimas/innovare-anuncia-vencedores-de-sua-10a-edicao-nesta-quinta-feira-2811/