Ayres Britto entra para a galeria dos Cidadãos Honorários de Brasília

Câmara Distrital. AYB

O advogado Ayres Britto, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro da corte entre 2003 e 2012, passa a integrar a galeria dos Cidadãos Honorários de Brasília a partir desta terça-feira (20). A homenagem é uma iniciativa da deputada Celina Leão (PDT).

Ao chegar à Casa para a solenidade na qual recebeu a honraria, Ayres Britto foi recebido pelo presidente da CLDF, deputado Wasny de Roure, pela deputada Celina e a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido, entre outras autoridades e convidados.

Professor – Nascido em Propriá (SE), Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto cursou a universidade federal de seu estado natal onde, em 1966, obteve o diploma de bacharel em Direito. O título de doutor em Direito Constitucional, ele recebeu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Além de exercer cargos de destaque em Sergipe, foi professor de cursos de pós-graduação em diversas universidades, como a Federal do Ceará e de Santa Catarina, e em instituições de ensino da Bahia e do Mato Grosso, entre outras.

No início dos anos 1990 integrou o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 5 de junho de 2003 foi nomeado, pelo então presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, como ministro do STF. Em 14 de abril de 2012 foi eleito presidente do tribunal, porém passou somente alguns meses à frente da corte, por haver chegado o momento de sua aposentadoria.

“Conceder este título ao ministro Ayres Britto é uma justa homenagem por sua valiosa doação em seus julgamentos decisivos no STF e sua inegável contribuição para a sociedade brasiliense e brasileira no exercício de sua carreira jurídica. Além da atuação como professor nas mais diversas instituições de ensino superior”, observa a deputada Celina Leão.

Marco Túlio Alencar – Coordenadoria de Comunicação Social

Link:http://www.cl.df.gov.br/ultimas-noticias/-/asset_publisher/IT0h/content/ayres-britto-entra-para-a-galeria-dos-cidadaos-honorarios-de-brasilia?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cl.df.gov.br%2F