Na Indonésia, presidente do TSE destaca importância da Justiça Eleitoral para avanço da democracia no Brasil

Na Indonésia, presidente do TSE destaca importância da Justiça Eleitoral para avanço da democracia no Brasil

Na manhã desta sexta-feira (10), durante debate geral realizado na sétima edição do Fórum de Democracia de Bali, na Indonésia, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, destacou a importância da Justiça Eleitoral para o avanço da democracia brasileira. Até este sábado (11), o ministro representará o Brasil no evento, realizado anualmente desde 2008 e que se consolidou como importante instância para a discussão de temáticas relacionadas à democracia e à governança.

Em sua exposição, o presidente do TSE abordou os desafios da democracia brasileira quanto à atualização dos mecanismos de representação e ao financiamento eleitoral. Dias Toffoli também tratou da organização e do processamento dos resultados do primeiro turno das Eleições Gerais de 2014, realizado no último domingo (5), destacando a celeridade no processo de totalização dos votos: a divulgação do resultado matemático para a Presidência da República ocorreu às 19h56m28s, com 91% dos votos válidos apurados, um recorde na história da Justiça Eleitoral brasileira.

Antes da abertura do Fórum, o presidente do TSE saudou o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, que o cumprimentou pela condução do processo eleitoral no Brasil. A edição deste ano da conferência é a última a contar com o presidente indonésio. O ministro Dias Toffoli também esteve com o primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, que recordou a cooperação prestada pelo Brasil a seu país em matéria eleitoral.

À tarde, o ministro Toffoli, o embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto Soares, e o assessor Internacional do TSE, Tarcísio Costa, foram recebidos em audiência pelo ministro das Relações Exteriores indonésio, Marty Natalegawa. O chanceler agradeceu a presença do presidente do TSE no evento e registrou a expectativa de que a cooperação no campo eleitoral seja um dos vetores principais do relacionamento estratégico entre os dois países. Dias Toffoli afirmou que convidará o presidente da Comissão Eleitoral da Indonésia a visitar o Brasil para que sejam definidas as bases de uma futura cooperação bilateral.

Neste sábado (11), o presidente do TSE se reunirá com o ministro das Relações Exteriores de Sri Lanka, participará de debate sobre a participação da cidadania no processo democrático e terá uma reunião de trabalho com o “Instituto para a Paz e a Democracia”, centro de estudos indonésio interessado em reforçar os laços com instituições brasileiras dedicadas à questão democrática.

A edição deste ano do Fórum conta com a participação de mais de 100 autoridades de diversos países, que debaterão o tema “A Arquitetura Democrática em Evolução: os desafios do desenvolvimento político, da participação pública e do progresso econômico e social no século XXI”.

LC/JP

Fonte: TSE