OAB/SE acompanha as atividades do primeiro dia de XXII Conferência Nacional dos Advogados

oab sergipe

Nesta segunda-feira, 20, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, acompanhado do vice-presidente da entidade, Sílvio da Silva Costa; do secretário-geral, Sérgio Aragão de Melo; da secretária-adjunta, Roseline Morais e do tesoureiro, Flávio Menezes, acompanhou o primeiro dia da XXII Conferência Nacional dos Advogados, que teve como pontapé inicial a palestra magna proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Os desafios e as conquistas da República brasileira foram apresentados pelo magistrado em uma exposição que arrancou aplausos do público. “O advogado tem o papel de empurrar a história, de fazer o processo civilizatório andar. A história é um carro alegre que atropela indiferente todo aquele que a negue”, disse. Em sua palestra, Luís Roberto destacou a convergência em torno da reforma política e seus pontos de maior importância. O ministro do STF abordou também a superação de atrasos e gargalos do sistema judiciário, destacando que é necessário reduzir o número de indivíduos com foro privilegiado e, propondo como solução, a criação de uma vara federal especializada para esses casos.

Outra urgência apontada foi a criação de uma “verdadeira universidade de ponta no país”, defendendo a criação de uma universidade que fosse pública em seus propósitos e independente em seu financiamento, vencendo as amarras públicas. Luís Roberto finalizou a sua apresentação lembrando que educação, empreendedorismo e serviços públicos de qualidade são essenciais para eliminar os abismos da sociedade brasileira. O discurso foi assistido de perto por diversas autoridades e representantes da classe de advogados presentes na solenidade, entre eles: o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovski; o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavasck; o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Francisco Falcão; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

OAB/SE na XXII Conferência Nacional dos Advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, está participando e possui stand próprio na XXII Conferência Nacional dos Advogados, o maior evento jurídico da América Latina. A Conferência está sendo realizada no RioCentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 23 de outubro, com mais de 15 mil participantes inscritos. Ao longo dos quatro dias de evento, sob o tema “Constituição Democrática e Efetivação dos Direitos”, os maiores nomes do Direito e de outras áreas abrilhantarão o mais importante fórum de debates da advocacia e da sociedade.O stand tem o objetivo de apresentar a cultura sergipana aos participantes do evento. Quem o visita, conhece alguns pontos turísticos de Aracaju como o Mercado Municipal e a Ponte do Imperador, através de mosaicos que enfeitam as paredes do local. Personalidades do Estado como Fausto Cardoso, Silvio Romero, Tobias Barreto e Carlos Ayres Britto não foram esquecidas e abrilhantam a decoração do local. Para dar um gostinho sergipano à Conferência, o stand conta com castanhas doces e salgados, licores e amendoins. No local, há duas rendeiras tecendo a Renda Irlandesa, mostrando como se faz e como ainda é viva a tradição do artesanato local.

Fonte: http://www.oabse.org.br

Imagem: www.oabsergipe.com.br