Convidado especial de encontro de comitês da Amcham-Campinas, na última segunda-feira (17/11), o ministro Ayres Brito analisou o atual cenário político e do judiciário brasileiro.
Na avaliação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, o Brasil vive um processo de amadurecimento e fortalecimento da democracia e do poder judiciário.
“Após o escândalo do Mensalão, o Supremo enviou um recado para a sociedade de que ninguém está á cima da lei, e este é um caminho sem volta”, comentou Ayres Brito, que foi responsável por presidir os julgamentos do caso do Mensalão.
Uma das perspectivas, na visão do Ministro, é o corte da corrupção sistêmica do país, pois o Brasil vive um momento de transição importante, que fará com que a credibilidade seja recuperada.
“O que está acontecendo no país é um processo de transição da teoria para a efetividade legislativa e judiciária. Neste novo cenário, os corruptos não tem espaço”, avalia Brito.
Outra tendência forte no país e, que tem modificado o cenário político, é à força e autonomia da imprensa. “Hoje, no país quem fala primeiro é a imprensa, e isso também compromete a corrupção sistêmica, não há como esconder mais nada.”
Mas assim como a imprensa dá a primeira palavra, hoje o poder judiciário exerce a última. “Estamos na era judiciária, este é o poder que dá a última palavra em tudo”, conclui ele.
Confira matéria sobre o encontro veiculada na rádio CBN: http://www.portalcbncampinas.com.br/?p=92643
Fonte: http://www.amcham.com.br/
Imagem: Foto Dida Sampaio – Estadão