Ayres Britto palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

AYB - evento OABMG - dia da mulher

 

Na manhã de segunda-feira (09/03), foi realizado pela OAB Minas, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo, 8 de março. A cerimônia de abertura contou com a fala do vice-presidente da Seccional Mineira, Eliseu Marques de Oliveira, que deu boas vindas aos presentes e ressaltou a importância das mulheres no trabalho, nas famílias e na sociedade brasileira.

A secretária-geral, Helena Delamonica, coordenadora do evento, falou da satisfação da Casa do Advogado receber todos os presentes e salientou que levou oitenta e quatro anos para uma mulher ocupar o cargo de secretária-geral da OAB mineira. “Não queremos privilégios, queremos participar de importantes decisões com responsabilidade e temos esse direito, pois somos maioria. É efetivamente necessária a presença das mulheres nas mais variadas esferas, não confrontacionista, mas com uma postura participativa de construção”.

Em seguida a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB, Fernanda Marinela versou sobre a evolução dos direitos da mulher. “Existe uma série de vitórias, mas é imperativo garantir direitos essenciais de igualdade. Todos nós somos iguais na constituição, mas não podemos ignorar que as mulheres sempre foram tratadas de forma preconceituosa e isso acontece até hoje”.

Na ocasião, ela falou sobre a história da mulher ao longo dos anos e das constituições, e sobre a evolução dos direitos da mulher. Exemplificando, ela citou temas importantes como a criação da pílula anticoncepcional, licença-maternidade, o direito de voto, a Lei Maria da Pena, dentre outros. “Apenas no ano de 1985 que foi liberado o direito de voto da mulher. É por isso que hoje poucas mulheres ocupam o Congresso, pois ainda é muito recente a abertura política”.

O convidado especial do evento, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Britto proferiu palestra sobre o tema “O Olhar Amoroso sobre a Vida à Inclusão Comunitária”.  Ele ressaltou o lado amoroso da vida e frisou que “as pessoas mais simples são muito importantes, sendo que devemos voltar o nosso olhar a elas”.

Ayres Britto disse que é preciso sair da zona de conforto intelectual e que é preciso estar aberto ao novo. “A vida é dinâmica o tempo inteiro e isso exige de nossa parte coragem e ousadia para enterrar ideias mortas”.

Ao final, o ex-presidente do STF, ressaltou a importância do sentimento para tomar decisões e disse que a mulher é a obra-prima da criação. “É preciso humanizar as atitudes, expandir as fronteiras da razão, e quem melhor usa os sentimentos do que a mulher? É preciso ter coragem para sentir, mas as mulheres têm vergonha de usar o que elas têm de vantagem como o instinto.”

Na oportunidade, a advogada Maria Celeste Morais Guimarães, foi homenageada durante o evento pela Seccional Mineira, e recebeu uma placa das mãos do conselheiro nato, Raimundo Cândido Júnior.

Composição da mesa

Ainda compuseram a mesa de honra o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves; o presidente da CAA, Sérgio Murilo Braga; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros; a secretária de estado adjunta da Casa Civil e Relações Institucionais, Mariáh Brochado; o conselheiro federal, Walter Cândido; a vereadora da Câmara Municipal, Elaine Matozinhos; a desembargadora do TJMG, Evangelina Castilho Duarte; a presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Valquíria Valadão; o presidente do Órgão Especial da OAB/MG, Décio Mitre; a secretária da CAA, Fabiana Faquim e o diretor-presidente da Editora Fórum, Luiz Cláudio Ferreira, parceiro neste evento.

 

Fonte e imagem: www.oabmg.org.br